tratamento de feridas

Cuidados profissionais com feridas em piercings recém-feitos

Como cada piercing é, basicamente, uma intervenção cirúrgica real, os cuidados médicos pós-operatórios corretos desempenham um papel decisivo na qualidade e rapidez da cicatrização da área afetada. Por isso, como grossistas de piercings, oferecemos naturalmente uma vasta gama de pensos, ligaduras, compressas e outros acessórios.

O que é uma ferida e quem deve fazer a perfuração do piercing?

Do ponto de vista estritamente científico, uma ferida é uma separação do tecido e, portanto, um defeito do tecido protetor nas superfícies externas ou internas do corpo. Com ou sem perda de tecido, a ferida é geralmente causada por uma ação externa, mas também pode ser causada por uma doença. No caso do piercing, trata-se de uma perfuração do tecido cutâneo e, na classificação dos tipos de feridas, é considerada uma ferida causada por força contundente, ou seja, uma ferida perfurante. É claro que isso deve ser feito exclusivamente de forma voluntária e apenas em condições higiênicas e profissionais. Ou seja, em um estúdio de piercing especializado, com pessoal qualificado. É aconselhável informar-se previamente sobre o estúdio em questão e, se necessário, visitar o local para ter uma impressão pessoal antes de se decidir por ele. Também pode obter todo o tipo de críticas e recomendações através de portais online. Uma pesquisa adequada pode valer a pena e diminuir o sentimento de medo, uma vez que se sente em boas mãos.

Como é feito um piercing ou o procedimento de uma operação de piercing

É claro que o procedimento varia de acordo com a parte do corpo. No entanto, há coisas que permanecem sempre iguais e, portanto, constituem a base do piercing em si.

Antes de iniciar o procedimento, o piercer informará detalhadamente o cliente sobre como irá proceder e também sobre os possíveis riscos que podem ocorrer. Este importante primeiro passo dá início ao piercing e oferece ao cliente mais tempo para se preparar e, finalmente, decidir sobre a joia corporal desejada.

Após essa explicação, o piercer apresentará ao cliente um documento para assinatura, que o protegerá de denúncias por "lesão corporal". Afinal, o procedimento é avaliado dessa forma, pois o piercer não possui qualificação médica e, portanto, precisa da autorização do cliente para realizar a perfuração.

Feito isso, já pode começar! A área do corpo a ser perfurada é limpa com um desinfetante adequado para a pele. Nesse momento, você pode saber se o piercer é experiente observando o seguinte. Ao limpar o local da perfuração, ele não deve simplesmente passar o pano ou cotonete para frente e para trás, pois isso apenas espalha os agentes patogênicos e partículas de sujeira, impedindo uma desinfecção adequada. Após um certo tempo de ação do desinfetante, o piercer pode marcar o local com um marcador de pele e fixar e segurar a pele com uma pinça.

Em seguida, chega o grande momento: a perfuração! Para isso, é utilizada uma agulha oca, a cânula venosa. O processo de perfuração do tecido cutâneo ocorre em um ou menos segundos e, portanto, em comparação com a tatuagem, é um momento de dor intenso, mas breve.

Na maioria dos casos, o piercer cortará a agulha com uma pinça e a cânula venosa será retirada, de modo que apenas o tubo de plástico permanecerá no canal da perfuração. Agora, a primeira joia pode ser inserida no orifício da perfuração e substituída pelo tubo de plástico. Como último passo, a bola é aparafusada e a perfuração está concluída.

Como o canal da perfuração é tratado após a inserção?

Imediatamente após a inserção do piercing, a área perfurada do corpo é geralmente coberta. Isso é feito para protegê-la de possíveis contaminações e outros tipos de agressão. Este curativo aplicado pelo piercer permanece no piercing recém-perfurado por pelo menos 8 a 12 horas e, em seguida, pode ser tratado com produtos de higiene adequados, como spray para feridas, gel ou uma solução. Se possível, deve-se assumir a posição adequada do corpo para que a limpeza possa ser eficaz e durar o tempo suficiente. No caso de um piercing no umbigo, por exemplo, a posição deitada é claramente a mais adequada, enquanto que no caso de um piercing na orelha, a posição sentada com a cabeça inclinada é mais indicada.

Cicatrização de piercings – um processo natural e biológico

A cicatrização da ferida começa poucos minutos após a perfuração e deve ser imediatamente apoiada com medidas de cicatrização adequadas. Nos primeiros dias do processo de cicatrização, apenas o excesso de produto de higiene ao redor da área da ferida deve ser cuidadosamente removido e limpo. Após a higiene, você pode aplicar um curativo hipoalergênico, de forma que a ferida fique coberta e protegida de influências externas do ambiente.

De um modo geral, devem ser respeitadas todas as medidas de higiene associadas, tais como lavar as mãos antes de entrar em contacto com a área da ferida ou piercing. Da mesma forma, tomar banhos de imersão ou nadar não são aconselháveis. Um estilo de vida saudável pode apoiar ativamente a cicatrização e influenciar positivamente a recuperação. No caso de piercings na língua ou nas partes íntimas, deve-se evitar a troca de fluidos corporais, pois isso pode causar contaminação da ferida. A duração do tratamento e da limpeza varia de acordo com o canal de perfuração, mas você deve planejar uma limpeza intensiva de 3 a 6 semanas e realizá-la de forma consistente.

Loading ...